Portfólio INDÚSTRIA SOYBEAN curso Gestão da Qualidade 2º semestre
Portfólio INDÚSTRIA SOYBEAN. A Produção Textual Interdisciplinar Individual (PTI) terá como temática: “Indústria SOYBEAN”. Esta temática possibilita a aprendizagem interdisciplinar, considerando as diversas disciplinas do semestre, com o objetivo de desenvolver ações referente à área de atuação. Portfólio INDÚSTRIA SOYBEAN
Situação Geradora de Aprendizagem (SGA)
O CASO DA SOYBEAN
A soja será considerada um dos alimentos básicos para populações do futuro. Além de ser uma rica fonte de proteína de alto valor nutritivo, tanto para a alimentação humana quanto a de animais, a soja apresenta facilidade de adaptação, alta produtividade, facilidade de cultivo e, principalmente, baixo custo de produção.
Vislumbrando a versatilidade do grão, a indústria SOYBEAN está no mercado desde 1990 atuando no processamento de soja, com uma linha de produtos que envolve farelo e óleo de soja. Atualmente, a empresa está sediada em Sorriso, no Mato Grosso. Com uma distribuição em todo o território nacional, a SOYBEAN concentra 80% de suas vendas nos estados da Paraíba, Pernambuco, Alagoas e Sergipe.
Portfólio INDÚSTRIA SOYBEAN Graças ao franco crescimento do mercado da soja, a SOYBEAN observou a necessidade de expandir suas operações. O rápido avanço motivou os gestores a contratarem você como consultor a fim de orientá-los para que a expansão ocorra de forma ordenada, com vistas a otimizar a utilização de recursos financeiros, técnicos e humanos para que a SOYBEAN se torne mais competitiva no mercado.
Em um primeiro diagnóstico, você já verificou que os agentes que compõem sua cadeia de suprimentos não trabalham de forma integrada, o que tem resultado em diversos problemas como: atrasos no recebimento dos insumos; estocagem e armazenamento deficientes; má logística de distribuição, ligada a atrasos nas entregas ao mercado consumidor. Portfólio INDÚSTRIA SOYBEAN
Outros fatos verificados se referem à sua produção. A empresa não possui um planejamento específico que a permita produzir o que realmente é necessário para atender sua demanda, ou seja, produz em excesso o que não está sendo demandado naquele determinado período, causando ruptura no abastecimento. Além disso, foram verificados diversos pontos de perdas e desperdícios no processo produtivo, o que eleva substancialmente o custo de produção final.
Portanto, caro aluno (a), você como consultor contatado pela empresa, deverá desenvolver e implementar ações estratégicas para solucionar tais problemas e alavancar a SOYBEAN para sua expansão.
INDÚSTRIA SOYBEAN
Passo 1
No contexto empresarial, o planejamento é uma técnica em que a empresa absorve as incertezas do futuro e permite maior consistência no desempenho das organizações (CHIAVENATO, 2007).
O planejamento estratégico serve como um norte para que a empresa possa crescer e alcançar seus objetivos. Tudo deve ser pensado em longo prazo, podendo ser visto e aplicado durante muitos anos, por isso, é de extrema importância que este planejamento esteja de acordo com a Missão, Visão e Valores da empresa.
Dessa forma, pensando no conceito de planejamento estratégico, é necessário que você, em conjunto com os demais responsáveis pela SOYBEAN, revise a cultura e as práticas da organização e apresentem a Missão, Visão e Valores para todos os colaboradores, para que estejam alinhados em torno desse objetivo comum.
*A tarefa aqui é elabore e apresente, de forma escrita, a Missão, Visão e Valores da SOYBEAN.
INDÚSTRIA SOYBEAN
Pode-se conceituar contrato como o acordo de vontades entre duas ou mais pessoas, o qual tem a finalidade de constituir, regular, modificar ou extinguir uma relação jurídica patrimonial. Nos contratos comerciais (mercantis ou empresariais), os contratantes são todos empresários, isto é, exercem “profissionalmente atividade econômica organizada para a produção ou circulação de bens ou serviços” (SANTOS, 2018).
A SOYBEAN, visando ampliar suas operações de transporte, está em fase final de contração da prestadora de serviços logísticos, bastando apenas firmar o contrato. Com base nesta situação, responda os questionamentos a seguir: Portfólio INDÚSTRIA SOYBEAN
1. A quais regimes jurídicos o contrato em questão pode estar sujeito?
2. Quais são os princípios aplicáveis aos contatos comerciais? Descreva cada um.
Passo 3 Portfólio INDÚSTRIA SOYBEAN
A calibração de sistemas de medição é um trabalho especializado. Ela exige amplos conhecimentos sobre metrologia, princípios de funcionamento e correta técnica de uso do sistema de medição a calibrar; deve também ser executada com atenção, cuidado e elevada dose de bom senso; pois envolve equipamento sofisticado e de alto custo, que quase sempre requer um ambiente com condições controladas. A calibração deve ser executada com base em um procedimento bem documentado, em conformidade com as normas brasileiras NBR ou, em sua falta, com as normas da série ISSO (ALBERTAZZI & SOUZA, 2017).
Sob essa temática, você foi convocado para elaborar o roteiro de calibração da balança utilizada para o controle de qualidade dos grãos de soja recebidos na SPYBEAN, mais especificadamente, empregada no processo de determinação de matéria estranha e impurezas nas amostras de soja. Para estruturar suas ações em relação a esse processo, responda o questionamento a seguir.
1. Quais são os passos necessários para calibração do instrumento de análise (balança de precisão)? Detalhe todas as operações que devem ser realizadas em cada passo.
Passo 4 Portfólio INDÚSTRIA SOYBEAN
A fim de padronizar seus processos e alcançar mais mercados consumidores, a SOYBEAN decidiu implementar um sistema de gestão da qualidade de acordo com a norma ISO 9001. Sabemos que não existe um jeito único de se implementar um sistema da qualidade. No entanto, independentemente da maneira escolhida, o planejamento do processo de implementação é de importância fundamental (GEROLAMO & CARPINETTI, 2016)
Sobre esse contexto, responda o questionamento a seguir:
1. Segundo a norma ISO 9001:2015, como podemos implementar o sistema de gestão da qualidade? Detalhe cada etapa do processo.
INDÚSTRIA SOYBEAN
A SOYBEAN é uma empresa que demanda de insumos agrícolas para produzir seus produtos. Como tudo na agricultura dependemos, além da técnica de plantio e manejo, também do clima. Este pode ser monitorado ao longo do tempo para que possamos traçar uma previsão com certa antecedência. Sabemos que um processo estocástico X(t) consiste em um experimento com uma medida de probabilidade P[·] definida sobre um espaço amostral S e uma função que atribui uma função de tempo x(t,s) a cada resultado s no espaço amostral do experimento (YATES & GOODMAN, 2016).
Os processos estocásticos são interessantes porque descrevem o comportamento de um sistema que opera ao longo de algum período. Neste contexto, temos um processo estocástico especial: as cadeias de Markov. Estas podem ser tanto trabalhadas no tempo discreto quanto no tempo contínuo e nada mais são do que sequências aleatórias de valor discreto tais que o valor atual da sequência seja um estado do sistema. Isto resume o passado histórico da sequência com relação à previsão de valores futuros.
Se adotarmos a previsão do clima como uma cadeia de Markov, avalie a situação a seguir:
O clima na cidade de Sorriso, no Mato Grosso pode mudar de maneira bastante rápida, de um dia para o outro. Entretanto, as chances de se ter tempo seco (sem chuvas) amanhã são ligeiramente maiores se estiver seco hoje do que se chover. Particularmente, a probabilidade de tempo seco amanhã é de 0,8 caso hoje esteja seco, porém, é de apenas 0,6 caso chova hoje. Essas probabilidades não mudam. Se considerarmos os estados, Xt = 0 (dia seco) e Xt = 1 (dia chuvoso), calcule:
1. A probabilidade de chover amanhã se estiver seco hoje;
2. A probabilidade de chover amanhã se estiver chovendo hoje;
3. Represente as probabilidades e os estados em um diagrama e na matriz de transição.
Passo 6
A classificação dos sistemas produtivos tem por finalidade facilitar o entendimento das características inerentes a cada sistema de produção e sua relação com a complexidade das atividades de planejamento e controle destes sistemas. A definição de estratégias competitivas influencia esta intimamente relacionada com o sistema de produção que a empresa possui ou pretende possuir (TUBINO, 2017).
Quando pensamos em gestão da qualidade, é de extrema importância também compreender em qual sistema de produção iremos aplicar essa gestão. A SOYBEAN, devido ao seu mix de produtos e estratégia competitiva possui diferentes sistemas de produção, entre eles:
Produção sob encomenda;
Produção em massa;
Produção em lotes.
Sobre esses sistemas de produção, responda os questionamentos a seguir.
1. Como a definição das estratégias competitivas influencia no volume de vendas e margem de lucro dos produtos e/ou serviços oferecidos?
2. Qual o impacto desta definição nas características dos sistemas de produção?
3. Relacione na tabela a seguir onde melhor se enquadram os diferentes tipos de sistemas produtivos no gráfico, segundo o grau de padronização dos produtos e volume de demanda de mercado. Dê dois exemplos práticos para cada tipo de sistema produtivo.
Passo 7
Logística é o conjunto de atividades que integra, coordena e controla o fluxo físico de materiais e de informações nas fases de: compra, armazenagem, manipulação de material, movimentação, distribuição e transporte.
No caso da SOYBEAN, devido à rápida expansão, temos enfrentado problemas relacionados a erros de entrega, devido a endereços errados e troca de produtos. Para auxiliar a empresa a evitar tais ocorrências, responda os questionamentos a seguir:
1. Conceitue os subsistemas logísticos dentro de uma cadeia de suprimentos.
2. Como podemos aplicar gestão da qualidade a redes de suprimentos para minimizar ou eliminar os problemas com as entregas?
REFERÊNCIAS
ALBERTAZZI, Armando.; SOUSA, André. Roberto. D. Fundamentos de metrologia científica e industrial. Barueri: Editora Manole, 2017. 9788520454879. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788520454879/. Acesso em: 14 dez. 2021. BALLESTERO, A. Gestão de qualidade, produção e operações. – 3. ed. – São Paulo: Atlas, 2019. BORNIA, Antonio Cezar. Análise gerencial de custos: aplicação em empresas modernas. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2019. C., M. D. Introdução ao Controle Estatístico da Qualidade, 7ª edição.: Grupo GEN, 2016. GEROLAMO, CARPINETTI/. Gestão da Qualidade ISO 9001: 2015: Grupo GEN, 2016. 9788597007046. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788597007046/. Acesso em: 14 dez. 2021. GOUVEIA, Marco Aurélio da Cruz. Controle estatístico da qualidade. – Londrina: Editora e Distribuidora Educacional S.A., 2018. LOBO, R. N. Gestão da Qualidade — 1. ed. — São Paulo: Érica, 2010. PEREIRA, Francisco Sávio Gomes. Controle de Qualidade: numa abordagem analítica química e produtiva industrial. 2018. Disponível em: https://bityli.com/4hH5E. Acesso em: 14 jul. 2021. ROCHA, H. M., NONOHAY, R. G. Administração da Produção. Porto Alegre: SAGAH, 2016. SANTOS, C. Avaliação dos sistemas industriais. Londrina: Editora e Distribuidora S.A., 2018. SANTOS, Tiago. F.; DIHL, Janaina.C.de. O.; ILANES, Miriany.C. S.; BARRETO, Jeanine.dos. S. Legislação Empresarial Aplicada. Porto Alegre, Grupo A, 2018. 9788595024380. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788595024380/. Acesso em: 14 dez. 2021. TUBINO, Dalvio Ferrari. Planejamento e controle da produção: teoria e prática. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2017. D., YATES,. R.; J., GOODMAN,. D. Probabilidade e Processos Estocásticos – Uma Introdução para Engenheiros Eletricistas e da Computação, 3ª edição: Grupo GEN, 2016. 9788521633327. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788521633327/. Acesso em: 14 dez. 2021